Muitas pessoas utilizam a palavra "Astronomia" como sinônimo de "Astrologia", já que são bem parecidas na pronuncia e na escrita. Ambas possuem a mesma origem: o fascínio do homem antigo pelo céu noturno, pelos astros e estrelas. Porém não são parecidas quanto ao significado e muito menos no que se refere ao seu campo de atuação. Segue aí uma definição de para cada uma segundo o site Zênite (www.zenite.nu):
- "Astronomia é uma ciência exata que se preocupa com a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica dos corpos celestes – todos eles. O astrônomo profissional é necessariamente alguém com formação superior, e seu trabalho inclui o domínio de Física e Matemática, aliado a um senso crítico aguçado e boa habilidade observacional.
- "A astrologia dá ênfase apenas a um certo grupo de astros. Ela busca identificar uma relação entre suas posições e deslocamentos no céu e o destino e a conduta moral dos seres humanos. Apenas os astrólogos constroem horóscopos e mapas astrais. Seu trabalho está ligado ao aspecto místico que o Universo desperta no ser humano, e não raramente os astrólogos são também praticantes de outras artes divinatórias."
Então, como podemos ver a Astronomia é uma Ciência e a Astrologia uma pseudo-ciência. Neste caso nosso blog irá tratar de astronomia; não exatamente em seus aspectos matemáticos, mas de uma maneira simples e didática para que seja acessível a uma boa parcela de leitores. Além disso tentaremos realizar postagens confiáveis com boas fontes bibliográficas, para que além de acessível possamos disponibilizar informações fiéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário