quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sistema Solar

O Sistema Solar consiste num conjunto de planetas, luas, asteróides, entre outros corpos celestes, que giram ao redor de uma anã amarela que se formou a cerca de 4,6 bilhões de anos. Todos os corpos do sistema solar foram formados na mesma época e pela mesma matéria que compunha a Nebulosa Solar. Deste modo, o sistema adquiriu uma harmonia organizacional quanto a distribuição de massa e quanto as trajetórias orbitais dos corpos que o compõe. O Sol apesar de ser considerado uma estrela anã é o maior corpo do sistema contendo cerca de 99,8% da massa total do mesmo, tendo os outros corpos girando ao seu redor, em orbitas elípticas de baixa excentricidade (distância entre o centro da órbita elíptica de um planeta ou de um satélite e um dos focos ocupados pelo Sol ou pelo planeta principal), que de modo grosseiro podem ser consideradas coplanares em relação ao eixo da eclíptica. Existe também entre Marte e Júpiter um conjunto de asteróides que orbitam o Sol. Além de cometas de curto período que, em sua maioria, também possuem órbitas proximas ao plano eclíptico.
Os planetas e planetas-anões do sistema detém uma certa padronização quanto a distância do Sol, obedecendo a uma relação praticamente empírica - Lei de Titius-Bode.
Os planetas de nosso sistema podem ser classificados em dois grupos: Telúricos (ou Terrestres) e Jovianos (ou Gasosos). Os planetas-anões não possuem características físicas adequadas para serem considerados planetas e com composições químicas distintas dos telúricos e jovianos. Os planetas terrestres tem massa pequena e densidade próxima a da Terra e são semelhantes à maioria dos milhares de corpos que compõe o cinturão de asteróides. Já os planetas gasosos possuem uma grande massa e densidade semelhante à do Sol. Quanto ao número de satélites os planetas terrestre são relativamente "pobres", chegando as vezes a não possuírem nenhum (Vênus e Mercúrio). Enquanto os planetas jovianos chegam a dezenas de satélites como Júpiter (63) e Saturno (60). 
Em relação as atmosferas, nos telúricos essas são normalmente pouco espessas e de composição química densa, porém distintas. Em contrapartida, os gasosos são donos de atmosferas de grande espessura e apresentam uma dinâmica/estrutura de elevada complexidade e composição química semelhantes à do Sol. Sintetizando: planetas Terrestres são geralmente menores e constituídos de materiais mais densos; planetas jovianos são grandes de composição fundamentalmente gasosa, ou seja, materiais menos densos.
Acredita-se que o Sistema Solar surgiu tenha surgido a partir do gás e da poeira cósmica de uma nebulosa. Tal nebulosa seria composta pelos elementos químicos mais abundantes, atualmente, no sistema. Sua temperatura seria aproximadamente 50K (-223ºC).

Referências Bibliográficas: Decifrando a Terra - Companhia Editora Nacional (2010)
Dicionário Aurélio
astro.if.ufrgs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário