sábado, 29 de outubro de 2011

Não seja escravo do seu fim.

Antes de realizar a leitura assistam o vídeo abaixo para reflexão.


A morte é algo que todos nós podemos afirmar com toda certeza sobre o futuro. Todo ser humano terá seu dia final e cada momento que se passa inevitavelmente esse dia se aproxima. Diante de tal fato consumado pela racionalidade humana que antecipa o futuro, é normal que muitos temam esse momento.

Toda criatura viva tem como impulso primitivo a preservação da vida - evitar a morte é a ordem. Esse é um comportamento instintivo para que a espécie se desenvolva e prolifere. Sabe-se que algumas espécies de animais possui certa percepção da morte, no entanto isto não significa que possam conceitua-la.

Para a grande maioria dos animais a morte é um momento único, pois em vida não é prevista e após a morte o ser já não existe mais para sentir ou saber. Sendo assim é possível dizer que os animais não possuem meios para temer a morte.

Ao contrario nós seres humanos, animais racionais, com inteligência, consciência e capacidade de quantificar o tempo e prever o futuro, temos que viver com a ideia de um fim e isso faz com que muitas pessoas levem a vida temendo tal momento.

Desse medo da morte nasce também o medo dos deuses e nesse sentido é que entram em cena várias religiões, cada uma oferecendo um “refugio” para além-vida com promessas de que a morte física não é o fim. A crença numa vida após a morte é a base de quase todas as religiões.




No entanto para conseguir adentrar nos portões do paraíso é necessário seguir uma série de regras que cada religião afirma como a palavra de Deus. Dessa forma muitas pessoas acabam levando uma vida extremamente restrita, esperando que sua abdicação aqui na Terra seja compensada em uma vida eterna depois da morte.



A ideia difundida do paraíso é utilizada como forma de controle do que se faz em vida. Mas a compensação não é o único motivo que faz com que as pessoas sigam tais regras, há um motivo que creio ser ainda mais poderoso: o medo.

Além desse paraíso oferecido há também o inferno um lugar onde o tormento é eterno para quem se comportar de um modo incoerente com sua religião. O próprio fato de nascer e existir já é considerado pecado em algumas crenças. Então você tem que crer, rezar e adorar para que sua alma possa ser salva.


Após o momento final de nossas vidas não há como saber o que virá e como será. Talvez possa haver alguma coisa (nunca saberemos em vida), mas talvez não haja nada. Pensando dessa forma prefiro escolher o certo do que o duvidoso! Tenho certeza que tenho pelo menos essa vida aqui na Terra, então procuro viver bem, aproveitando cada momento da maneira mais sábia possível.

Eu pessoalmente acredito que o pós-morte será como antes de nascermos. Você se lembra? Era ruim? Bem apenas não existiremos mais (a não ser na mente das pessoas que nos conhecem).

O fato é que não podemos temer o que ainda não existe e, quando esse momento existir, não estaremos mais aqui para saber. Aceitar a morte não é algo fácil de se fazer, mas é essencial para levar uma vida mais tranquila.


Um comentário:

  1. Apreço-me em dizer que na maioria das coisas aqui apresentadas você esta completamente certo, pois os homens de intelecto mais alto sempre manipularam as coisas para seus benefícios próprios. Não sou religioso não sou ateu, somente tenho uma paixão ardente por conhecimento, em especial por coisas que dizem alguns homens inexplicáveis, mais quando se ama o amor nos faz tentar saber sobre todos os detalhes de quem e amado, e amando o inexplicável, se descobre que no final somente era falta de conhecimento, e os maiores mistérios da humanidade permanecem na escuridão por que buscamos saber que é mistério, E não por que é mistério ?.

    ResponderExcluir